Getting your Trinity Audio player ready...
|
A TNFD (Taskforce on Nature-related Financial Disclosures) divulgou recentemente recomendações para auxiliar empresas e instituições financeiras na identificação, avaliação e divulgação de suas questões relacionadas com a natureza. Essas recomendações estão estruturadas em torno de quatro pilares, em conformidade com a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) e o International Sustainability Standards Board (ISSB).
1. Governança
Resumidamente, este ponto recomenda que a organização descreva como gerencia suas dependências, impactos, riscos e oportunidades relacionados com a natureza, supervisionados pelo conselho de administração.
2. Estratégia
Aqui a organização deve divulgar como as dependências, impactos, riscos e oportunidades relacionados com a natureza afetam seu modelo empresarial, estratégia e planejamento financeiro, quando essas informações forem materialmente relevantes.
3. Impacto e gestão de riscos
Descrever o processo da organização para identificar, avaliar, priorizar e monitorar dependências, impactos, riscos e oportunidades naturais. Além de descrever os processos de monitoramento desses aspectos dentre outras funções.
4. Métricas e objetivos
Divulgar indicadores e objetivos para avaliar e gerir dependências, impactos, riscos e oportunidades relacionados com a natureza. E descrever objetivos e metas para gerir esses aspectos naturais e o desempenho da organização em relação a eles.
As recomendações completas se encontram no site oficial da TNFD (https://tnfd.global/) e estão disponíveis para consulta.
Elas também incluem seis requisitos gerais, adicionais aos requisitos gerais e a outras disposições da norma IFRS-S1 do ISSB.
Segundo a TNFD, é esperado que os relatores declarem publicamente a sua utilização e alinhamento com as recomendações e que apliquem os requisitos gerais para criar consistência na informação divulgada.
Saiba mais marcando uma conversa com nossa equipe de especialistas!